Mercado mantém cenário positivo para economia em 2017

4

Para especialistas, Brasil encerrará o ano com menor custo de vida e maior avanço da economia

Analistas do mercado financeiro mantiveram o cenário de recuperação da economia para 2017. A expectativa é que a inflação continue a cair e o Produto Interno Bruto (PIB) mantenha crescimento estável em 0,50%. Para os especialistas, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar o ano em 3,92%, ante estimativa anterior de 3,93%.

As informações fazem parte do Boletim Focus, uma publicação semanal que reúne as projeções de cerca de 100 analistas. O Banco Central é o responsável por coletar os dados e divulgá-los.

Com o impacto das reformas econômicas, as expectativas para a inflação vêm caindo de forma consistente nos últimos meses. Nos últimos 12 meses encerrados em abril, a inflação acumula alta de 4,08%, abaixo do centro da meta perseguido pelo Banco Central, de 4,5%.

Para 2018, a expectativa é que a inflação encerre o ano em 4,34%, também dentro dos parâmetros perseguidos pelo Banco Central. Há uma semana, esse mesmo percentual era de 4,36%. A projeção para o PIB no próximo ano foi mantida em 2,50%.

A melhora nas projeções ocorre num momento de queda nos juros estruturais da economia. A expectativa é que a taxa básica de juros, a Selic, encerre o ano em 8,50%. Para 2018, a projeção é que a taxa fique nesse mesmo patamar.

Na última reunião, a diretoria do Banco Central decidiu reduzir a taxa Selic de 12,25% para 11,25% ao ano. A decisão foi seguida do anúncio na queda dos juros oferecidos pelas principais instituições financeiras.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Banco Central