Projeto oferece aulas de teatro para pessoas com deficiência

Curso gratuito faz parte da programação cultural da Olimpíada. São 40 vagas para pessoas de 12 a 70 anos

Um projeto do Circuito Cultural Rio, desenvolvido pela PAR Cia. de Teatro, oferece um curso gratuito de teatro para pessoas com deficiência. A iniciativa, batizada de Incubadora Cênica, inclui aulas de história do teatro e gêneros teatrais, interpretação, voz, corpo, iluminação, figurino e cenário.

A nova edição do Circuito Cultural foi idealizada pela prefeitura do Rio de Janeiro para a programação cultural dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Foram abertas 40 vagas para pessoas de 12 a 70 anos. As aulas começaram esta semana no Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian, no centro da cidade, e vão até o dia 13 de setembro. No fim do curso, os alunos vão se apresentar em mostras de cenas curtas.

Adaptação

O diferencial do curso, segundo Mati Lima, diretor artístico da companhia, é que o programa vai se ajustar à necessidade dos alunos, e não o contrário. Por isso, todas as aulas serão acompanhadas por um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de contarem com audiodescrição e um piso tátil.

A PAR Companhia de Teatro

Fundada em 2014 por artistas com e sem deficiências, a PAR já tinha o objetivo de aumentar a acessibilidade na área teatral, com a inclusão de artistas com deficiência nas produções culturais.

Segundo Lima, o curso é voltado para iniciantes e a intenção não é formar atores. “O nosso intuito é conscientizar o cidadão que tem uma aptidão artística ou os atores que desejaram estar conosco também nesse projeto com pessoas com deficiência para trabalhar em conjunto. É assim que se dá uma pesquisa de linguagem e se faz, realmente, a inclusão.”

Hoje, a companhia tem sete integrantes, dois deles com deficiência. “Tudo foi feito a partir da nossa própria experiência, no corpo a corpo dos atores”, contou o diretor artístico.

Fonte: www.brasil.gov.br