Relevo

Você está aqui: Pagina Inicial > Relevo

Você já deve ter reparado que a superfície terrestre não é sempre igual.

Os relevos podem ser ondulados e ondulados arredondados, como os morros ou montes.

De acordo com anuário estatístico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a região pertence ao planalto central Brasileiro, dividindo com o Planalto dos Guimarães/Caiapônia.

As classes de declividade são suave ondulado a plano no lado Norte e Leste do município e de serras e morros, no lado Sul e Oeste.

O relevo mais acidentado, com formações de morros e com vegetação um pouco mais exuberante. Aparentemente os solos parecem ser mais férteis, Devido ao relevo, os plantios de cereais são feitos em pequenas áreas, sendo a pastagem a cobertura predominante.

No município são encontrados solos Podzolizados no sentido Sul e Oeste, nas divisas com Jandaia, são João da Paraúna e Firminópolis. Também são encontrados latossolos vermelho amarelado e vermelho escuros no sentido Norte e Leste, nas divisas com Turvânia e Palmeiras de Goiás. Quanto à fertilidade podem ser observada devido à diversidade de vegetação existente com tendência para o cerrado.

Clima e Vegetação

Todos nós percebemos quando o dia está frio ou quente. Também percebemos quando chovendo muito ou pouco, daí a predominação do nosso clima.

O clima do município é tropical, subsequente, variando para quente, semi-úmido com quatro a cinco meses secos e os demais favoráveis ao clima úmido. Essa variação da temperatura no município é provocada por alguns fatores naturais ou pela ação do homem, como por exemplo, o desmatamento que provoca o aumento da temperatura e a diminuição da umidade do ar e das chuvas; a poluição do ar é causada pela queima de combustível e da vegetação, podendo provocar o aumento da temperatura.

A vegetação original da região é a savana, caracterizada por cerrados e campos gerais em algumas regiões em outras predomina a Mata arbustiva.

Cerrado é um tipo de vegetação bem mais baixo que as florestas, com árvores de galhos retorcidos, plantas arbustivas e gramíneas.

Já as Matas arbustivas, é um tipo de vegetação fechada tipo floresta, com arvores de galhos grandes e troncos avançados útil a industrialização de Móveis e construção das propriedades Rurais.