Apoio psicológico e indisciplina dos alunos são urgências de professores

Pesquisa feita pelo Ibope ouviu professores da rede pública do Brasil. Diretor da escola é aliado nas dificuldades do cotidiano, segundo levantamento.

Acompanhamento psicológico aos alunos que necessitam e a indisciplina são as principais urgências dos professores da rede pública do ensino fundamental e médio, segundo pesquisa realizada pelo Ibope, a pedido da Fundação Lemann.

A segunda edição do levantamento Conselho de Classe traz a opinião dos professores sobre a educação brasileira. Nesta edição, pela primeira vez, também foram ouvidos professores do ensino médio.

No ensino fundamental, 23% dos professores responderam que a falta de acompanhamento psicológico para os alunos que mais precisam é o fator que precisa ser enfrentado com maior urgência. Em seguida, com 15% das respostas, aparece a indisciplina dos alunos. No ano passado, os mesmos componentes foram citados nesta mesma ordem de prioridade.

No ensino médio, a semelhança entre os resultados e a margem de erro impossibilitou a identificação da principal urgência apontada pelos professores. A falta de acompanhamento psicológico aos alunos que precisam apareceu em 16% das respostas, seguida por indisciplina com 15% e defasagem no aprendizado com 14%.

A pesquisa mostra que as prioridades se mantêm, mesmo quando avaliadas regionalmente. A falta de acompanhamento psicológico aos alunos que precisam e indisciplina são urgências para todas as etapas de ensino e regiões do Brasil, de acordo com o levantamento.

Apoio aos desafios

Segundo a pesquisa, a equipe escolar é o grande apoiador do professor nas dificuldades do cotidiano em sala de aula. Ao todo, 73% responderam que o diretor é o principal aliado nesta missão; em seguida, 68% está o coordenador pedagógico. Outros professores da escola foram citados por 48% dos entrevistados.

Se comparado regionalmente, a equipe escolar aparece com menor força na missão de apoiar o professor nas dificuldades cotidianas da escola na Região Sul. Enquanto o diretor aparece como a figura de apoio com 80% na Região Sudeste, no Sul, o índice cai para 56%, e perde para o coordenador pedagógico, que está em 60% das respostas.

Solução

Como solução, 50% dos professores apontaram, na pesquisa, que as secretarias da educação deveriam oferecer psicólogos para atender os alunos, e 28% apontam a necessidade de um psicopedagogo.

Fonte: http://g1.globo.com